- Perda de potência ou paragem do motor.
- Deterioração ou interrupção da alimentação de combustível.
- Deterioração do rendimento da bomba de combustível, mesmo até ao curto-circuito.
- Corrosão interna dos componentes do motor.
- Maior consumo ou fuga de óleo.
- Maior consumo de combustível.
- Problemas no arranque do veículo.
Os filtros são os guarda-costas do motor, pois protegem tudo o que há de bom e valioso no veículo. Eles têm a finalidade de evitar a sujidade, a abrasão, as mais finas partículas e a água (no caso dos motores diesel).
Na Senhora Oficina, efetuamos a troca de diferentes tipos de filtro: filtro de ar do motor, filtro do ar condicionado e filtro de combustível a diesel e gasolina. A troca dos filtros é indicada a cada 10 mil km rodados, devendo ser feita preferencialmente com a troca de óleo.
Saiba um pouco mais sobre os diferentes tipos de filtros:
- Filtros de ar: São os responsáveis por eliminar a sujeira aspirada pelo motor, permitindo que apenas ar limpo acesse a câmara de combustão. Isso evita o desgaste precoce de peças móveis, como pistões e biela. O atraso na troca aumenta o consumo de combustível e provoca queda no desempenho do carro nas retomadas de velocidade.
- Filtros de óleo: Servem para eliminar as impurezas geradas pela fricção das peças móveis do motor e pela combustão. O atraso na troca pode ocasionar danos a algumas peças, como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. Em casos extremos, o motor pode fundir.
- Filtros de combustível: Eliminam as impurezas do álcool ou da gasolina antes da queima de combustível. Localizados entre o tanque e o motor, evitam que sujeiras cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. Quando vencidos ou danificados, comprometem a bomba de combustível e deixam o sistema de injeção sujo, gerando falhas e afetando o rendimento do veículo.
- Filtros de ar-condicionado: Têm a função de purificar o ar que vem da rua para dentro do carro, além de eliminar odores. O prazo para troca depende da frequência de utilização do carro com o ar condicionado ligado. Por isso, recomenda-se uma checagem periódica a cada 20 mil km.