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Como identificar quando seu carro estiver desalinhado

02/09/2019

Como identificar quando seu carro estiver desalinhado

 

No primeiro post do blog da Senhora Oficina, começaremos a falar sobre alinhamento de carro, um procedimento tão necessário quanto os outros realizados no veículo, mas o alinhamento se torna ainda mais necessário devido no Brasil ter muitas ruas e estradas esburacadas, fazendo com que o carro desalinhe com mais frequência e consequentemente com que as revisões se antecipem.
Quando ocorre esse problema, levar a um profissional sem dúvidas é o procedimento correto, no entanto, é importante também que o motorista consiga identificar alguns sinais de irregularidade. Então se você ainda não sabe identificar, confira abaixo alguns sinais de que seu carro pode estar desalinhado.

Volante puxando para um dos lados quando em linha reta.
Ao dirigir, perceba se o carro está puxando para alguns dos lados mesmo em linha reta, esse detalhe pode ser um sinal de que o veículo esteja desalinhado,  mas lembre-se, todas as partes do veículo são interligadas, portanto, outras questões como a direção, pneus podem contribuir para que se carro fique desalinhado. Outra questão que pode ocasionar esse problema, é o piso molhado, por isso é importante testar o carro em diferentes condições depois de conferir outros componentes do automóvel.

Percepção visual de que os pneus estão desalinhados.
Quando o carro está muito desalinhado é possível perceber visualmente, os pneus costumam ficar tortos tanto pra dentro quanto pra fora. O ideal é que não chegue a esse estágio, pois como havíamos falado, as partes dos carros são interligadas, em um estágio avançado, pode danificar outras peças fazendo com que o custo da revisão se torne mais cara.

Alinhamento tem prazo de Validade
Para saber o tempo de revisão de um alinhamento, você pode consultar o manual do seu veículo, lá você encontra as recomendações do fabricante quanto ao prazo ou à quilometragem para realizar o alinhamento, na maioria das vezes, a quilometragem indicada varia entre 5.000km e 10.000km. No entanto, esse prazo pode ser antecipado se houver uma batida em um buraco grande, as ruas e as estradas do Brasil são cheias de ondulações, por isso, não se atente apenas com o prazo descrito no manual, evite passar em buracos com alta velocidade e se sentir algo diferente, procure um profissional.

Consumo de gasolina
Há inúmeros fatores que faz com seu carro consuma combustível mais do que o recomendado, o alinhamento é uma das causas que contribuem para que isso aconteça, além de promover

grandes desgastes em três componentes da suspensão: amortecedores, molas e pneus. Ocorre que quando as rodas não estão alinhas, há um esforço maior do veículo em manter a direção e isso exige, naturalmente, que seja alimentado com maior frequência.

Alinhamento traseiro
É mais comum que sejam realizados ajustes na suspensão dianteira do que na traseira, mas ainda sim é possível em alguns casos. O eixo de torção é uns dos modelos mais comuns de suspensão traseira, e não é necessário o serviço de alinhamento. Outro modelo que também não precisa desse procedimento é o eixo rígido, suspensão mais comuns em veículos utilitários. Já a suspensão multilink, utilizados em carros mais sofisticados, é necessário fazer alinhamento na traseira. Ainda que a suspensão traseira não precise de alinhamento em todos os casos, é importante que a revisão também seja feita; dependendo do problema, somente a troca ou desempenamento de alguma peça. 
 

Agora que você já sabe identificar um carro desalinhado, procure um profissional do setor automotivo o quanto antes e descreva todos os problemas que estão acontecendo com o seu carro. Com a revisão preventiva, você economiza e ainda gera sua segurança nas estradas.

 

 

 

 

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